segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Diferentes formatos para uma mesma sombra




Hoje, achei um artigo interessante no Blog http://divagenerica.blogspot.com das meninas Chris Guedes e Deny Carneiro e resolvi postar aki p/ vocês.
Vamos ver então:

A primeira coisa que precisamos identificar são os “lugares” dos olhos. Acompanhem na imagem:


Pálpebra é a exatamente a pelinha que cobre o globo ocular. Logo acima da pálpebra e abaixo do osso há uma “baixinha”, que marca o que chamamos de côncavo. Não achei nomes para identificar a parte acima do côncavo e abaixo da sobrancelha, que é onde geralmente usa-se as sombras mais claras para iluminar.

O tipo, o formato e o tamanho do olho logicamente variam de pessoa para pessoa. Por isso que às vezes acontece de uma mesma maquiagem “aparecer” mais em uma pessoa do que em outra. Algumas têm o olho mais “semi-aberto”, com a pálpebra em evidência. Outras que os olhos abertos escondem completamente a pálpebra (casos de que a sombra “não aparece”). Há também as que simplesmente têm um “espaço” maior entre os olhos e a sobrancelha, o que acaba fornecendo uma maior “tela” para a pintura que é a maquiagem. É muito importante que você conheça o seu tipo de olho e teste bastante para saber qual formato fica melhor em você. Embora alguns sites e blogs dêem dicas, o acerto-erro ainda é, talvez, a melhor forma de aprender nestes casos.

Seguindo a sugestão do post, vamos imaginar que só temos apenas uma cor de sombra disponível (um cinza chumbo, marrom escuro ou preto, de preferência) e um pincel comum (esponjinha).

Sombra clássica: aplicada uniformemente por toda a pálpebra, como costumavam fazer antigamente. A sombra escura deve deixar o olhar mais sedutor. Dependendo do formato do olho, pode dar a impressão de estar mais aberto ou mais fechado, mas em todos os casos mais “fundo”. Dica: se tiver a pálpebra que se esconde quando abre os olhos, experimente esfumar a sombra um pouco mais para cima - com cuidado para não parecer que levou um soco, ok?

Angulada dramática: aplicada suavemente na pálpebra, é reforçada na área do côncavo fazendo um V no canto do olho. O esfumado tira o aspecto geométrico. Para esfumar, use pincel apropriado ou esfregue suavemente os dedos nas bordas do desenho. O formato mais “gatinho” é bastante democrático e deixa o olhar poderoso. Ideal para ser usado à noite.

Estilo delineador discreto: a sombra é aplicada rente aos cílios, como se fosse um delineador. Ideal para uma maquiagem mais prática e para o dia-a-dia. No caso da sombra escura, deixa o olhar mais vivo, com aspecto de “acordado”. Se tiver os olhos mais caídos, subir um pouco uma “perninha gatinho” combate o efeito.

Com um destes três modelos ou outros que vocês podem encontrar por aí (ou mesmo inventar, por que não?) e generosas camadas de rímel, já dá para se ter um olho destacado sem precisar nem fazer degradê de sombras.

Quase todas as marcas de maquiagem possuem opções de sombras unitárias, em pó ou compactas. Comentem dizendo quais são as preferidas de vocês.

Nenhum comentário: